terça-feira, 7 de junho de 2011

Gente não se podia postar mais de uma vez, mas acabei de ver esse vídeo e achei super relevante à disciplina. É um protesto feito de uma forma original, parodiando um clipe que fez sucesso na internet. E achei relevante também ao texto "o parodoxismo da auto-referencialidade nos games", mesmo não sendo um game (hehehe)

Briefing da AV2

-Encaixar uma marca em um jogo de forma altamente integrada
O jogo já deve exisitir e pode ser online, social game, console, só não vale GTA
- Detalhar o jogo (funcionamento, plataforma, categoria, popularidade, faixa etária etc)
- Detalhar as características da marca (público, mercado, aderência ao jogo, outras estratégias de marketing que utiliza etc)
- Defesa

Sent by: contato@anaerthal.com.br
File to pick up: games_entorno_em.pdf
File will remain active for: 7 days

Link to file:
http://rcpt.yousendit.com/1138810015/838f9b365428ec975d0aefa4ecd3424d

Avaaz a mobilização das minorias

Quando dizem que internet possibilita a interação entre as pessoas, que dá a oportunidade de voz às mais diversas classes e grupos de interesse, acho que isso nunca foi tão certo quanto agora, com a chegada do portal www.avaaz.org

"O objetivo do site é mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.
Operando em 14 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós." (fonte: avaaz)

Assim os cidadãos encontram uma forma de dar a sua contribuição para que aquela reivindicação seja considerada, já que é quase impossível estar em todas as manifestações "físicas", ele entra como uma alternativa pertinente ao contexto do mundo atual. E como as fronteiras estão cada vez menos aparentes, as pessoas (inclusive eu) acabam sentindo uma proximidade maior e uma responsabilidade com outras culturas e países, por isso há a necessidade de ajudá-los de contribuir de alguma forma para uma mudança positiva.

Sinto que o Avaaz chegou para mudar as formas de protestos, aumentar a capacidade de contribuição e nos dar a esperança de que o mundo pode sim ser controlado pelos interesses da população, e não apenas por seus governantes.

Entra lá no site, veja as petições que estão abertas, e caso concorde com o que eles estão propondo assine! Somos parte do todo. A distância e a impossibilidade de contribuição não servem mais como desculpa.
É super simples. É HORA DE AGIR!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A morte das mídias sociais

 O Alex Primo colou em seu Vlog e em seu canal do YouTube um vídeo, muito interessante, onde ele fala sobre a morte das mídias sociais. Uma aula de menos de 10 minutos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Lucia Santaella

Queridos alunos,
façam download aqui do texto que discutiremos em sala na próxima quinta, dia 12 de maio.
Beijos e até lá!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Texto complementar - FACEBOOK

Queridos alunos,
seguem dois textos complementares para nossas discussões sobre o Facebook.
Essa semana discutiremos o texto "Espaços Líquidos da Mobilidade", que está na xerox do Luciano.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Preço Justo - Manifestação Social na Internet

Recentemente o “Vloguer” Felipe Neto iniciou um manifesto no youtube, em seu canal “Não faz sentido”, discutindo toda carga tributária que recai sobre os produtos importados, encarecendo-os além das possibilidades do consumidor brasileiro. Dentre vários exemplos ele cita o “Ipad” que nos Estados Unidos sairia por R$ 900,00 (preço já convertido) e que após toda a carga de impostos do governo é comercializado “por apenas” R$ 2.000,00. Cita também uma viagem de férias dos deputados onde os mesmos voltaram dos EUA com seus IPAD’s comprados.
Há apenas dois dias começou o protesto #preçojusto que rendeu aproximadamente 1 milhão e meio de visualizações e 300 mil assinaturas do manifesto, cujo o próprio Felipe Neto se comprometeu a entregar a presidenta Dilma, assim que atingir a marca de  1milhão de assinatutas.
As redes sociais muduram de forma brusca o comportamentos das pessoas e seu engajamento em causas sociais através das convergências das mídias que possibilitaram uma mobilização nunca antes pensada. Qual manifesto  em apenas dois dias conseguiria 300 mil assinaturas?

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O impacto do celular no comportamento das pessoas

O celular é uma ferramenta de comunicação que alterou intensamente a rotina das pessoas. Sua utilização no dia-a-dia se mostra essencial e vai além à medida que traz uma "dependência", o que não é saudável. As pessoas sentem-se vazias quando estão sem ele, como se estivessem distante do mundo, conferem várias vezes se estão com ele no bolso, na mochila, sem contar as vezes em que ficam com ele na mão involuntariamente, só por segurar.
Essa dependência do celular reflete uma reconfiguração no âmbito comportamental das pessoas, sendo notória a importância que se dá por estes aparelhos.

O vídeo abaixo mostra mais uma doença da era moderna: a nomofobia, ligada ao medo que pessoas têm de ficarem incomunicáveis.

Mais do que um currículo diferente... Muita criatividade!

http://www.assuntoscriativos.com.br/2010/05/como-fazer-sucesso-nas-agencias.html

Código?
O negócio é hipnotizar!!!!

Post2.

Camila Menezes
Rarine Maira
Tamyres Garcia
Marcele Anjos
Rodiana Caldas
André Felippe

P.S.: O Post anterior também estão contidos a Rodiana, Marcele e André.
Beijos.
:)

Comportamento diferente com os novos dispositivos.

http://www.bluebus.com.br/show/2/102506/e_esse_candidato_fez_um_curriculo_diferente_usando_qr_code_veja_aqui

Enquanto há 10 anos levavamos os currículos com um papel diferente achando o máximo... há 5 não se leva mais papel, passasse tudo via e-mail. Por outro lado, como poderíamos reinventar essa forma de apresentação?
Um candidato levou seu currículo impresso com um código que dava acesso a um vídeo exclusivo com sua apresentação pessoal.
Criação... reciclagem.
Beijos e até.

Camila menezes
Rarine Maira
Tamyres Garcia

QUANDO QUE O CELULAR ATRAPALHA?

O uso do celular é, hoje em dia, um hábito frequente pelas pessoas. Elas atendem onde quer que estejam, mandam mensagens, acessam a internet, fora outras coisas mais. Entretanto, muitos estabelecimentos, assim como escolas e o próprio ambiente de trabalho, ainda não aceitaram totalmente esse idéia dessa mania que as pessoas têm de mexer no celular o tempo todo. Muitos colégios, por exemplo, não sabem como agir diante dos alunos com o aparelho. Eles reclamam que os estudantes perdem a disciplina durante as aulas ao usar o telefone. Veja o vídeo do comediante Danilo Gentili, que fala do prefeito de São Paulo que proibiu o uso do celular em alguns espaços públicos.


Alien Revolt muda o comportamento das pessoas.


O jogo Alien Revolt foi desenvolvido em Java, para uso no celular com a utilização de GPS. Esse MMORPG mobile o jogador pode ser humano ou alienígena. São três classes a se escolher: Hacker, Magus e Warrion. No estilo eram-os-deuses-astronautas, o jogo mistura magia e tecnologia em um ambiente multiplayer.

Através do sistema GPS ele identifica a localização do jogador e de seus oponentes gerando confrontos virtuais em espaços reais públicos. Quando os participantes entram em um raio de proximidade eles iniciam uma batalha realizando ataques com os botões do celular.

Este jogo interfere na vida social dos seus participantes, que mesmo em um ambiente real coletivo não deixam de ser players e em um momento de combate mudam seu comportamento, possivelmente até sua rota, fazendo o mundo real e virtual se fundirem.

Abaixo, o vídeo publicitário da Oi sobre o Game  Alien Revolt :


MITO OU VERDADE?

Coisas Interessantes e Curiosidades Sobre Celular

Olha o post que encontrei, mostra algumas Coisas Interessantes sobre Celular e também algumas curiosidades. Vou fazer os testes em casa... hahahahahaha duvidoooo!!!

#1 - O número de emergência em todo o mundo é 112. Este número pode ser marcado mesmo que o celular esteja bloqueado ou sem saldo.

#2 - Fechou o carro e deixou a chave lá dentro?
Está a milhas de casa onde tem outro controle remoto para abrir o carro?
Pois bem. A solução está em fazer uma chamada para casa.
Alguém que aproxime o controle remoto ao telefone e acione-o.
Tem de manter o seu celular próximo da porta do carro.
Quando alguém em casa aciona o comando, o carro abre!

(Segundo muitas pessoas, funciona mesmo).

#3 - A bateria do celular descarregou-se.
Todos os celulares têm uma reserva de carga na sua bateria.
Ao digitar *3370# automaticamente é ativada a reserva dando até cerca de 50% de energia adicional.
Quando voltar a recarregar o celular automaticamente voltará a carregar esse suplemento de energia podendo ser utilizado outra vez!

(Testaram e parece que não funciona. Eu não testei, então… vai saber, né?)

Monopolizando a mente alheia

Oi galera, infelizmente não li o texto da Lucinha, mas creio eu que entendi o que ela quer nos dizer. Nesse caso vou expor minha opinião mostrando uma das coisas ruins do celular.
Outro dia eu tava no bar com uma amiga minha, tudo estava indo bem. Converça muito boa, cerveja gelada, enfim, fomos bebendo e do nada foram chegando uns amigos e amigas, e sem entender o que tava acontecendo, perguntei – que isso gente, como vocês vieram parar aqui nesse bar? (era um buteco muito escondido, praticamente impossível de se encontrar.) Sabe o que eles me responderam? Foi a Patracia (a menina que estava no bar comigo) ela tá mais de meia hora converçando com a galera pelo facebook e falou que vocês estavam aqui e chamou todo mundo pra vir e aqui estamos. Pensei comigo mesmo em tudo que tinha acontecido e cheguei a seguinte conclusão: tinha quase uma hora que estavamos no bar (só eu e a Patrícia) se ela estava meia hora converçando com a galera pelo facebook, e nós estavamos lá a quase uma hora, quanto tempo de conversa no bar minha amiga realmente prestou atenção?
Ou seja, ela já está completamente viciada, o celular com internet dominou o cérebro dela, ela sonha e tem pesadelos com o celular, se um dia alguém quiser roubar o carro dela e o celuluar tiver dentro ela vai junto, simplismente pelo fato de perceber que depois que todos nossos amigos chegaram, a imbecil não me continua a entrar no facebook, e sabe quando ela parou de entrar? Simplismente quando a bateria do celular acabou.
Levantei da mesa, fechei minha mão dei um soco na mesa e gritei – poxa vida, punta que mesbla, achei que você ia continuar com esta merda de internet e não ia socializar nunca com ninguém. Ela simplismente ri e me fala – Israel pega minha bolsa que ta atráz de você! Peguei, entreguei, ela abriu a bolsa e começando a rir falou – Israel espera só mais um poquinho que já vou converçar com vocês, deixa só a carga dessa outra bateria acabar.
Rindo (na verdade todos estavam rindo muito) respondi – olha só o nível de monopólio dos meios tecnológicos, ninguem vive mais sem estas “merdas”.

Celular X Privacidade

Para as novas gerações, o celular não é simplesmente um telefone, ele é uma extensão do "eu", algo personalizado e fundamental para a vida e relacionamentos. Os celulares se transformaram num tipo de "canivete suíço", fazer uma ligação é detalhe, os celulares são cada vez mais televisão, rádio, internet móvel, mp3, máquina fotográfica, filmadora e etc.



O celular é um dos itens que contribui para a perda de privacidade, já reparou como é comum te perguntarem onde você está quando te ligam? Já reparou também quantas vezes você mentiu e/ou omitiu a verdade? A cerveja Andes, que é uma marca Argentina, percebeu que podia se aproveitar dessa situação incômoda para criar uma propaganda publicitária bem humorada, e foi um sucesso.

A evolução do celular



O celular hoje em dia faz quase parte de nós, é praticamente uma prótese personalizada. Mas como surgiu esse aparelho que hoje não vivemos sem?

Quando o celular surgiu servia apenas para falar, e era um aparelho enorme, pesado, e caro. Claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções.

Os celulares diminuíram de tamanho, ganharam preços mais acessíveis, e assim tornaram-se populares. O próximo passo foi adicionar outras funções ao celular. Surgem então, as mensagens de texto. Afinal, pra que falar se você pode escrever? Uma função muito útil, pois já que é um aparelho de comunicação, porque só falar? Vamos mandar "cartas" via celular! Porém não foi suficiente o bastante. Surgiram então os celulares com cores, e não muito depois os celulares com câmeras. Agora sim! Podemos falar, mandar mensagens escritas (sms) e mensagens com fotooos (mms)! Olha ae o celular evoluindo.. Nessa época também surgiram os sons polifônicos, jogos coloridos (chega daquele snake né?!), mas tarde tons mp3, mp4 e rádios.

Paralelamente a isso, o celular estava em constante mudança de tamanhos e formas. Nada além de outro atrativo para a compra de um celular. Afinal, se você carrega ele sempre com você, tem que ser algo que combine com você (na verdade não, mas olha a publicidade ae). Diversas empresas, diversos modelos, uns fininhos, outros coloridos, uns mais quadrados, arredondados.. Tinha celular para todos os gostos.
Durante um tempo a tendência era diminuir cada vez mais os celulares, até... que veio a internet. Daí começaram a criar modelos ainda pequenos, mas com tela suficiente para aproveitar melhor a navegação, jogos, aplicativos etc. Posteriormente os smartphones, com acesso a internet 3G, teclado qwerty e touchscreen.

E o celular tornou-se o que é hoje, parte essencial de nós. Afinal quem nunca disse "Eu não vivo sem celular" que atire o primeiro chip!





Cleci Fernandes Py.

Era mobile reconfigura o comportamento social?

Um mundo cada vez mais portátil e individualista está se formando muito em função dos aparelhos celulares e mobiles em geral. Como é possível um gadget criado exatamente para agilizar em tempo e espaço as relações sociais, tornar as pessoas ainda mais distantes entre si?

Existem centenas de benefícios trazidos por esta era que facilitam a nossa vida e tornam o nosso cotidiano muito mais produtivo e comunicativo. Mas, os mesmos motivos que estão tornando nosso tempo ainda mais dinâmico, trazem efeitos colaterais em pequenas e quase imperceptíveis doses.

O ser humano precisa se relacionar socialmente, mas é possível saciar essa carência com uma simples conversa on line, chamada de voz ou através de um texto. Isso mesmo, caso sentimos falta de alguém, ou precisamos resolver um problema profissional, não é preciso realizar uma prática social real, basta um movimento virtual e tudo já está bem. Dentro deste contexto, pode-se concluir que estamos cada vez mais conectados e , ao mesmo tempo, cada vez mais isolados uns dos outros.


Não é mais preciso encontrar um amigo em uma praça, ou qualquer lugar público para colocar a conversa em dia e até reuniões de trabalho podem ser feitas com cada membro do conselho no conforto de sua casa. Conhecer pessoas, monitorar pessoas, despistar, procurar, achar, combinar, brigar, estudar, aprender, resolver, se irritar, interrogar, e tudo o que poderia envolver uma interação presencial entre duas ou mais pessoas pode agora ser feito, por exemplo, na da solidão de um banheiro, o lugar supostamente mais privado e individual que podemos nos encontrar.

São estes pequenos detalhes que, de início, até parecem bobos, mas realmente vão mudando o nosso ambiente e praticas sociais pouco a pouco para um lugar onde é muito difícil de se sentir sozinho, mesmo estando cada vez mais isolado.





O mundo na palma da mão

Queridos alunos,
hoje vamos discutir o capítulo 9 do livro "Linguagens Líquidas na era da Mobilidade", da Lucia Santaella. O texto está na xerox do Luciano. Venham com ele LI-DO para a aula: teremos ATIVIDADE!

domingo, 24 de abril de 2011

domingo, 10 de abril de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto da Santaella

Alunos,
amanhã discutiremos esse texto da Santaella.
Desculpa o atraso na postagem, essa vida de corretora está me enlouquecendo!! rs
Clique aqui pra baixar

quinta-feira, 24 de março de 2011

A "Propaganda Boca-Boca" na era 2.0

Já pararam para pensar que o mundo, em sua base, não mudou tanto assim como pensamos? Ainda há conflitos por toda a parte. Conflitos culturais, raciais, religiosos. Ainda há guerra por motivos que talvez, 
nós nem sabemos explicar o porque. Ainda há musicos, artistas, pessoas bonitas e pessoas feias. O mundo continua sendo o mesmo de anos e anos atrás. É claro que ele muda constantemente, com as 
têndencias, que por sua vez também, funcionam como um simples boomerang. Tudo que vai, volta. 
Mas essa introdução, ou diria mais, esta reflexão nos remete a publicidade. Muitos afirmam que a propaganda é algo recente criados pelos homens. Propaganda é coisa da moda. Mas vou chegar direto ao 
ponto; a propaganda é a mesma de anos atrás, como o mundo é.
Vou contar uma pequena estória sobre a propaganda.Há muito tempo atras, quando o Brasil ainda era império, existia um simplório homem, que possuia uma taberna no centro do Rio de Janeiro. Seu nome era João, um português que morava no Brasil. A simples taberna do João, vendia cerveja fresquinha, vendia deliciosas especiarias portuguesas que não se encontrava em nenhum outro botequim. A taberna do João era a mais frequentada no Rio, pois ele tinha um diferencial, ele tinha produtos que nenhum outro tinha. Os 
bohêmios que frequentavam a taberna, falavam de sua experiencia para outros, e estes outros por sua vez, contavam para mais "outros", e cada vez mais a taberna do João, ficava mais cheia, enquanto que as 
outras tabernas, não passvam de meros botequins de rua. Depois dessa histórinha, pergunto uma coisa a vocês. Por acaso o seu João tinha twitter? Por acaso seu João tinha uma Fan Page no facebook?
Pois é, o seu João nunca precisou disso, ele usufruia da chamada "propaganda boca-boca", essa propaganda que um conta pro outro e assim vai. O ponto que queria chegar naquela estória de que "o mundo não mudou 
tanto como achamos" é extamente isso. O que são as rede-sociais? São grandes "softwares" de "propaganda boca-boca". As noticias são veiculadas de uma forma tão rápida, que quando paramos para ver, não 
conseguimos seguir tudo. Temos mega-fones nas mãos agora. Não só o mercadinho da esquina sabemos que é bom. Sabemos de mercadinhos de todos os lugares. Portanto parem para pensar de uma forma positiva. Se nossos antepassados agiam de tal forma, com certeza em algum momento, passaremos a agir da mesma. A comunicação nos mostra e revela isto. A "propaganda boca-boca", ainda é a forma mais eficiente de propagar e divulgar um conceito. A história nos mostra que o boomerang, está sempre voltando, e nós, sempre jogando-o de volta.

terça-feira, 22 de março de 2011

Todos Queremos Ser Jovens

Filme de 9 minutos de duração que melhor define a "Geração Y", inclusive seu comportamento nas Midias Digitais:

We All Want to Be Young from box1824 on Vimeo.

O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Publicite com responsabilidade

A publicidade atual
faz com que as coisas
consumam as pessoas

A publicidade ideal fará
com que as pessoas
consumam as coisas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Revolucionando as mídias

E se quando você comprasse o CD daquele seu artista favorito você tivesse uma pequena surpresa?

Em plena era digital a internet é a ferramenta para exibir os bastidores de uma ação selvagem no mundo real, 500 CDs foram editados em uma ação que agride a cultura de massa.

Será que temos noção da força que temos?

VEJA O VÍDEO (cenas fortes com Paris Hilton)