quinta-feira, 28 de abril de 2011

A evolução do celular



O celular hoje em dia faz quase parte de nós, é praticamente uma prótese personalizada. Mas como surgiu esse aparelho que hoje não vivemos sem?

Quando o celular surgiu servia apenas para falar, e era um aparelho enorme, pesado, e caro. Claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções.

Os celulares diminuíram de tamanho, ganharam preços mais acessíveis, e assim tornaram-se populares. O próximo passo foi adicionar outras funções ao celular. Surgem então, as mensagens de texto. Afinal, pra que falar se você pode escrever? Uma função muito útil, pois já que é um aparelho de comunicação, porque só falar? Vamos mandar "cartas" via celular! Porém não foi suficiente o bastante. Surgiram então os celulares com cores, e não muito depois os celulares com câmeras. Agora sim! Podemos falar, mandar mensagens escritas (sms) e mensagens com fotooos (mms)! Olha ae o celular evoluindo.. Nessa época também surgiram os sons polifônicos, jogos coloridos (chega daquele snake né?!), mas tarde tons mp3, mp4 e rádios.

Paralelamente a isso, o celular estava em constante mudança de tamanhos e formas. Nada além de outro atrativo para a compra de um celular. Afinal, se você carrega ele sempre com você, tem que ser algo que combine com você (na verdade não, mas olha a publicidade ae). Diversas empresas, diversos modelos, uns fininhos, outros coloridos, uns mais quadrados, arredondados.. Tinha celular para todos os gostos.
Durante um tempo a tendência era diminuir cada vez mais os celulares, até... que veio a internet. Daí começaram a criar modelos ainda pequenos, mas com tela suficiente para aproveitar melhor a navegação, jogos, aplicativos etc. Posteriormente os smartphones, com acesso a internet 3G, teclado qwerty e touchscreen.

E o celular tornou-se o que é hoje, parte essencial de nós. Afinal quem nunca disse "Eu não vivo sem celular" que atire o primeiro chip!





Cleci Fernandes Py.

Nenhum comentário:

Postar um comentário