Já pararam para pensar que o mundo, em sua base, não mudou tanto assim como pensamos? Ainda há conflitos por toda a parte. Conflitos culturais, raciais, religiosos. Ainda há guerra por motivos que talvez,
nós nem sabemos explicar o porque. Ainda há musicos, artistas, pessoas bonitas e pessoas feias. O mundo continua sendo o mesmo de anos e anos atrás. É claro que ele muda constantemente, com as
têndencias, que por sua vez também, funcionam como um simples boomerang. Tudo que vai, volta.
Mas essa introdução, ou diria mais, esta reflexão nos remete a publicidade. Muitos afirmam que a propaganda é algo recente criados pelos homens. Propaganda é coisa da moda. Mas vou chegar direto ao
ponto; a propaganda é a mesma de anos atrás, como o mundo é.
Vou contar uma pequena estória sobre a propaganda.Há muito tempo atras, quando o Brasil ainda era império, existia um simplório homem, que possuia uma taberna no centro do Rio de Janeiro. Seu nome era João, um português que morava no Brasil. A simples taberna do João, vendia cerveja fresquinha, vendia deliciosas especiarias portuguesas que não se encontrava em nenhum outro botequim. A taberna do João era a mais frequentada no Rio, pois ele tinha um diferencial, ele tinha produtos que nenhum outro tinha. Os
bohêmios que frequentavam a taberna, falavam de sua experiencia para outros, e estes outros por sua vez, contavam para mais "outros", e cada vez mais a taberna do João, ficava mais cheia, enquanto que as
outras tabernas, não passvam de meros botequins de rua. Depois dessa histórinha, pergunto uma coisa a vocês. Por acaso o seu João tinha twitter? Por acaso seu João tinha uma Fan Page no facebook?
Pois é, o seu João nunca precisou disso, ele usufruia da chamada "propaganda boca-boca", essa propaganda que um conta pro outro e assim vai. O ponto que queria chegar naquela estória de que "o mundo não mudou
tanto como achamos" é extamente isso. O que são as rede-sociais? São grandes "softwares" de "propaganda boca-boca". As noticias são veiculadas de uma forma tão rápida, que quando paramos para ver, não
conseguimos seguir tudo. Temos mega-fones nas mãos agora. Não só o mercadinho da esquina sabemos que é bom. Sabemos de mercadinhos de todos os lugares. Portanto parem para pensar de uma forma positiva. Se nossos antepassados agiam de tal forma, com certeza em algum momento, passaremos a agir da mesma. A comunicação nos mostra e revela isto. A "propaganda boca-boca", ainda é a forma mais eficiente de propagar e divulgar um conceito. A história nos mostra que o boomerang, está sempre voltando, e nós, sempre jogando-o de volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário